sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Força de paz para impedir injustiças

Muito foi veiculado nesta semana sobre a chegada da Polícia Federal e da Força Nacional à região para investigar o assassinato e principalmente garantir a paz.

PF monta operação para evitar conflito de índios e agricultores na BA – é interessante atentar para o subtítulo. Emboscada?!?

Esta ultima matéria citada destaca:

 “Uma equipe da superintendência da PF de Ilhéus (BA) foi ao local e identificou o risco de conflitos entre índios e agricultores por conta de questões de terra.”

Quando terminamos de ler a matéria imaginamos índios de arco e flecha lutando contra pistoleiros armados. E no momento certo. A Polícia Federal chega e pacifica a região. Isto porque não era interessante (ainda quero saber interessante a quem) informar que na realidade a PF foi à localidade para impedir novas invasões.


Quem visita a região percebe rapidamente que a tensão instaurada é acerca de novas invasões; de mais violência. E por este motivo a Policia Federal está na região.

Ninguém teve o interesse de publicar que a força tarefa entrou nas propriedades e recolheu todos os indivíduos que não possuíam a identificação de indígena fornecida pela Funai. Detalhe importante é que de 350 invasores (número largamente divulgado pela mídia) divididos entre as 5 propriedades, restaram cerca de cinco por propriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário