domingo, 14 de novembro de 2010

Cerca de 60 índios invasores de terra são retirados de fazenda em Ilhéus pela Polícia Federal

Cerca de 60 índios da tribo Tupinambá foram retirados pela Polícia Federal e a Força Nacional na manhã desta quinta-feira (11) de uma fazenda na região de Sapucaeira, em Ilhéus, a 430 km de Salvador. Para entrar no local, o portão de acesso teve que ser quebrado. Os índios chegaram a bloquear a estrada causando transtornos no trânsito. (Correio da Bahia)

Desde outubro, várias regiões do nosso país vem sofrendo com invasões de terra por indígenas, ou auto-denominados indígenas, supostamente, com o objetivo de pressionar a justiça para o julgamento de ações de nulidade de títulos, impostas pela Funai contra os proprietários das terras invadidas.

Temos acompanhado estas invasões, que de uma forma geral, acontecem com violencia, por indivíduos armados. Expulsam os proprietários e, em vários casos, saqueiam e depredam estas propriedades.

Os invasores ocupavam esta fazenda há dois meses. Porém a propriedade possuía um documento que não permite a permanência deles no local. A fazenda foi inspecionada para confirmar se os bens dos proprietários não foram retirados e a proprietária não informou sobre saques. O acordo entre a proprietária Penina Marques e a cacique Maria Ivonete foi pacífico.

Detalhe importante é que algumas das propriedades invadidas em Itajú/Pau Brasil possuem o mesmo documento que proíbe a permanencia destes invasores nas propriedades. Porém, o contingente da PF e da Força Nacional que está na região ainda não se pronunciou sobre realizar as reintegrações destas propriedades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário