sábado, 13 de novembro de 2010

Se somos todos iguais, porque alguns são mais?

O Brasil é uma Nação Miscigenada  com uma característica raríssima no mundo. Afinal, em que outro país formado por povos tão diferentes, estes coexistem de forma tão harmoniosa? O Oriente Médio, África do Sul, Irlanda e os EUA até a década de 70 são exemplos de países divididos por questões raciais e religiosas. Países que são formados por povos diferentes e que possuem dificuldades de estabelecer sua identidade e soberania. A França, por exemplo, vem sofrendo severas críticas internacionais por instaurar uma lei que fere costumes muçulmanos.

O Brasil não sofre com este problema, é formado por índios, negros, portugueses, espanhóis, italianos, árabes e a lista continua. E todos estes, coexistindo harmoniosamente, compartilhando o entendimento serem brasileiros. E é este entendimento unanime que nos torna uma nação e permite nosso desenvolvimento.

O Brasil desenvolve políticas responsáveis e cívicas par inclusão de cidadãos que de uma forma ou de outra vivam à margem da sociedade. Estas ações devem ser fortalecidas, pois são a base da formação de todas as nações fortes. Todos os povos que imigraram para o nosso território possuem o mesmo direito de serem brasileiros, independente de quando houve esta migração. Independente de ter ocorrido antes ou depois da colonização portuguesa, deve-se promover a inclusão social com respeito e preservando a sua cultura. Ao se privilegiar grupos conforme origens antepassadas, estamos discriminando as demais. Todos os brasileiros devem ter direitos e responsabilidades iguais.

Não importando sua origem, o cidadão brasileiro deve ser cumpridor da lei e sofrer as penalidades quando as descumprir. Desta forma, ao privilegiar uma minoria sob o pretexto de se estar fazendo justiça social, ou reparando ações do passado, corre-se um grande risco de que estas ações não passarem de ações discriminatórias. Quando se permite invasões de propriedades privadas por grupos armados, depredação deste patrimônio e não se cumpre a lei, sob a justificativa de se tratar de minoria étnica, se está promovendo racismo.

Se todos somos cidadãos brasileiros, possuímos obrigações e direitos que cabem a este. Porque alguns cidadãos brasileiros têm mais direitos e menos obrigações que outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário