segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Itaju - Pau Brasil

Retirei o seguinte texto do site r2cpres, uma publicação focada na região sul do estado, que achei interessante e como espectador participante sei que condiz com os fatos. Fiz alguns grifos, mas a nota original pode ser encontrada aqui.

Desde a ultima quarta feira (15/02) a estrada Pau Brasil - Itaju do Colônia esta fechada por ditos índios que não deixam ninguém passar.

Reforçados por índios de outros lugares, fortemente armados inclusive com fuzis, andam livremente por esta estrada de motos e caminhonetes, em bandos de 60 pessoas. Estes promoveram um "arrastão", invadindo fazendas e depredando as instalações. As fazendas invadidas já somam, trinta ou mais.

Como era carnaval, nenhuma autoridade estava trabalhando. Não tem ninguém na policia federal, a policia militar enviou duas viaturas para ficar no bairro parque dos rios em Itaju, fazendo revista em não índios.

O governo do estado não se pronuncia. Na "ex-fazenda" de Lucino Galvão (já tomada), próxima a Itaju, tem mais de 50 homens armados prontos para invadir qualquer propriedade rural.

E necessário a presença da força nacional, policia federal e militar para promover um desarmamento e prender os bandidos procurados pela policia que eles escondem,  e são utilizados nas invasões.

Observem no vídeo no link abaixo, um índio de cor negra dando uma entrevista afirmando que retomaram uma fazenda sem utilizar armas, mas que foram recebidos a tiros.

Resumo, estamos cercados por índios armados que fazem o que querem.


21/fev/2012.
Autor: Roberto Rabat Chame

Insulto à inteligencia, um grupo pacífico
tomou a fazenda de seguranças armados.
Fonte: Rede Bahia 
Parabenizo o Roberto Chame, mas quero aproveitar para questionar:

Como se toma sem armas uma fazenda protegida por homens armados?

Ah! Não sou antropólogo, mas esse Araibóia Pataxó não tem muita cara de índio não. 

Um comentário: